terça-feira, 20 de dezembro de 2016

PIB Valente, um Pouco da nossa História


Tudo Começou assim...

Com o roubo do carro de Dona Dacilda Oliveira Rios, no dia 14 de Julho de 1979. O carro foi procurado em vários lugares, vindo a ser encontrado em Feira de Santana. Dona Dacilda procurando o agente de policia, foi encontrá-lo na residência de Dona Romelita Borges, na Rua Turmalina, nº 122, onde se realizava um culto evangélico, sendo o pregador o Pastor Edvaldo Santana Couto, da Igreja Batista Filadélfia. Dona Dacilda assistiu o culto até o fim, vindo a fazer sua decisão ao lado de Jesus Cristo. Ela primeiro encontrou Jesus e depois encontrou o carro.

Voltando para sua cidade, Valente, percebeu que somente ela era crente batista. Procurou o pastor mais perto da cidade, encontrou o pastor Manoel Juvino da Silva, pastor da Primeira Igreja Batista de Conceição do Coité. Ela relatou ao pastor o que tinha acontecido, e pediu um culto em sua casa. O culto foi realizado no dia 15 de outubro de 1979.

A Primeira Igreja Batista de C. do Coité e a PIB de Santa Luz, já tinham realizado dois cultos na casa da família Pereira da Silva, a família não era crente. Depois a Primeira igreja Batista de C. do Coité, realizou um culto na Rua Duque de Caxias e outro na calçada do açougue, ao ar livre. O pastor Antonio Nascimento Filho, sabendo que a Primeira Igreja Batista de C. do Coité, tinha um trabalho na cidade, escreveu para o pastor Manoel Juvino da Silva, relatando que na cidade tinha um crente da Igreja Batista de Itapetinga, trabalhando no Banco do Brasil, que era o irmão Albino Farias de Souza. Os irmãos Albino, Dacilda e Firmina, estes três irmãos em Cristo, providenciaram um pequeno salão na Rua D. Pedro II, nº 117, de propriedade do irmão João Lopes de Oliveira, membro da Igreja Assembléia de Deus.

O pastor Antonio Nascimento Filho, então Diretor do Departamento de Evangelismo e Mordomia, providenciou o aluguel de 10 (dez) bancas para o salão. A Primeira Igreja Batista de C. do Coité, organizou a Congregação Batista de Valente, com 03 (três) membros, no dia 17 de novembro de 1979. Depois a Congregação passou a se reunir no salão do senhor Anísio Pantaleão de Freitas, na Rua Roberval Ramos, nº 12. A Congregação vendeu um terreno doado pela Prefeitura, e, foi comprado um outro na Rua Daniel Rios, onde começaram a construção do Templo.

Quando o Templo estava quase em ponto de madeira, o vento derrubou. Os irmãos não desanimaram, lançaram as mãos na obra, com ajuda de algumas Igrejas Batistas e da Prefeitura Municipal. Construíram o Templo, para Honra e Glória do Senhor Jesus. Fundando em 21 de setembro de 1982, a Primeira Igreja Batista de Valente, PIB Valente, tendo como pastor interino Manoel Juvino da Silva.

A Primeira Igreja Batista de Valente, após 34 anos de sua fundação, continua e continuará produzindo história, interagindo... Perfumando corações, com o bom perfume de Cristo e produzindo um grande legado para novas gerações... AMOR, SABEDORIA e FÉ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário